Implantação de Sistema Agroflorestal – Viçosa/MG

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

CartazCursoSAFModuloIIjpg

Convidamos para o curso “Implantação de Sistema Agroflorestal, com Zé Ferreira”, MÓDULO II, a ser realizado nos dias 22, 23 e 24 de janeiro/2014, no Sítio Palmital, zona rural de Viçosa/MG. 

No primeiro módulo, realizado em outubro/2013, o Sistema Agroflorestal (SAF) foi implantado com sucesso!

Neste segundo módulo continuaremos a trabalhar na área implantada e em outras áreas com os seguintes objetivos:

  • intervenções necessárias no SAF implantado no Módulo I (manejo, plantio…);
  • aprofundamento em consórcios agroflorestais (estudo de combinações apropriadas entre espécies agrícolas e florestais, dinâmica de montagem de croquis…);
  • prática de enriquecimento de capoeiras com espécies frutíferas, madeireiras e palmeiras (dinâmica, utilidade, processo);
  • prática de adubação verde (dinâmica, utilidade e processo).

Lembramos que este curso é um projeto para difusão de práticas sustentáveis de uso da terra, tornando-as acessíveis a agricultores familiares. No Módulo I participaram 14 agricultores convidados, mediante bolsas e, em contrapartida, os mesmos ofereceram sementes, mudas e alimentos, contribuindo para a realização do curso. Neste módulo, as bolsas aos agricultores serão oferecidas novamente, pois foi de muita riqueza a participação dos mesmos, sendo, inclusive, esta forma de plantio, inovadora para a maioria destes.

Ao realizar a sua inscrição, é possível contribuir para viabilizar a participação destes agricultores! Contribua para a difusão dessas práticas de plantio!

Prazo máximo para inscrição: 15 de janeiro de 2014.

Para maiores informações e inscrição clique nos links abaixo :

https://docs.google.com/forms/d/1i6FXOWpeBp-DaxuxqImb5ca6RyPSFSe4Za8yi9CNg1c/viewform

www.isavicosa.org

Obs: A participação neste Módulo II independe da participação no Módulo I, pois traz conteúdos inovadores.

Sobre o primeiro módulo:

Outubro/2013 – O Primeiro módulo do Curso de Implantação de Sistemas Agroflorestais, que teve  a facilitação do agricultor Zé Ferreira ocorreu nos dias 23, 24 e 25 de outubro, no sítio Palmital. O curso teve como objetivo proporcionar a participação de agricultores da comunidade Palmital e região, em um momento de troca de saberes sobre a importância de um manejo agroflorestal sustentável e livre de agrotóxicos para a harmonização da vida do agricultor familiar no campo.

O curso contou com momentos teóricos, onde Zé Ferreira pode mostrar sua propriedade que se situa em Paraty, no estado do Rio de Janeiro, local onde Zé possui diversos sistemas agroflorestais já consolidados e produtivos há mais de 17 anos. Alguns agricultores que estavam presentes e que também têm experiências com SAFs puderem expo-las em um espaço rico de trocas.

Os momentos práticos foram focados no manejo do SAF já existente do ISA, onde abrimos uma nova área, e enriquecemos o antigo SAF. Fizemos podas drásticas e uma capina intensiva para a inserção de mudas de árvores nessa nova área. Foram plantadas diversas espécies: madeireiras, fruteiras, adubadeiras, agrícolas, etc.

Para esse plantio fizemos um croqui, método desenvolvido pelo próprio Zé Ferreira a partir de suas experiências em sua propriedade.

Para celebrar o momento, e a presença de agricultores de diversas áreas, foi realizada também uma feira de troca de sementes que contou com uma participação expressiva da comunidade do entorno e de estudantes da Universidade Federal de Viçosa que conduzem projetos de extensão em agroflorestal, como o Grupo Apêti e o C.A. de Agronomia Ana Primavesi. A troca foi bastante rica, e todos saíram com o compromisso de colocar na terra a sementinha recebida no curso.

O curso de agrofloresta se realizou com a massiva cooperação dos participantes nos manejos em forma de mutirão, onde pudemos compreender a força do trabalho coletivo em prol de um bem comum. A agroflorestal começa a se consolidar na comunidade como uma alternativa ao modelo hegemônico de agricultura convencional.

Deixe um comentário: