Curso de manejo agroflorestal sucessional – São Joaquim da Barra/SP

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

2014-curso-fazenda-sao-luiz

Horário:
Início dia 19/06 ás 17:00
Encerramento dia 22/06 ás 15:00

header-02

Conteúdo:
– Sucessão natural;
– O manejo na dinâmica sucessional;
– Organização da matéria orgânica;
– Podas de estratificação;
– Diagnóstico e avaliação de agroflorestas em diferentes estágios;
– Construção dos conceitos adotados na prática do manejo da agrofloresta a partir das observações dos participantes;

O Mutirão Agroflorestal é uma ONG, fruto de um movimento agroflorestal iniciado em 1996, inspirado pelas ideias de Ernst Götsch. Sua missão é contribuir para a construção de sociedades sustentáveis através de uma rede de integração de pessoas em torno da aprendizagem, vivência, experimentação e estímulo à produção agroflorestal. Agrega profissionais de diversas partes do país envolvidos e comprometidos com a Agrofloresta.www.mutiraoagroflorestal.org.br.

header-03
Equipe de profissionais do Mutirão Agroflorestal facilitadores do Curso:

Patrícia Pereira Vaz da Silva – Engenheira agrônoma pela UFRRJ, MSc. Ciências Florestais pela ESALQ-USP e Produtora Agroflorestal.
Rodrigo Junqueira B. de Campos – Coordenador da Fazenda São Luiz, Presidente da Associação Agroecológica Terra Viva e Produtor Rural.
Denise Bittencourt Amador – Bióloga pela UFRRJ, MSc. Ciências Florestais pela ESALQ-USP, Coordenadora do Projeto Arte na Terra de Educação Ambiental e Professora.

Helena Maria Maltez – Engenheira Agrônoma pela ESALQ-USP, MSc. em Biologia Vegetal pela UNICAMP e Realizadora Áudio-Visual.

João Fernando de Almeida Benedetti – Biólogo pela UNISA-SP, Mestrando em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela UFSCar-Araras e Consultor em Agroecologia.

***

A Fazenda São Luiz trabalha com agroflorestas desde 1997, já contando com aproximadamente 10 hectares de agroflorestas em diferentes contextos e idades. Na Fazenda é desenvolvido o Projeto Arte na Terra de educação ambiental que trabalha com grupos visitantes usando a agrofloresta como ferramenta pedagógica, entre os outros atrativos e atividades. A Fazenda é a sede da ONG Mutirão Agroflorestal onde promove estágios, cursos e Dias de campo para agricultores, técnicos e estudantes. Localiza-se entre os municípios de São Joaquim da Barra e Morro Agudo, região nordeste do Estado de São Paulo, a 80 km de Ribeirão Preto. www.artenaterra.com.br

header-03

INVESTIMENTO: R$ 600,00
O valor pode ser parcelado em 3 vezes de R$ 200,00
A inscrição é feita mediante o depósito da primeira parcela
Inclui:
– todas as refeições, em fogão á lenha e com cardápio agroflorestal;
– hospedagem nos alojamentos da fazenda (um feminino e um masculino com capacidade para 20 pessoas em cada);
– transporte da cidade de Orlândia até a fazenda para os participantes que chegarem de ônibus.

INSCRIÇÕES:
E-mail: denise@fazendasaoluiz.com
(16) 3859-8006

VAGAS LIMITADAS

Deixe um comentário: