Plantio de Pequi em Água Boa-MT

pequi-aguaboanews A um tempo atrás eu publiquei aqui um vídeo do Osvaldo Souza sobre o plantio de pequi no sítio do Ricardo Batista do Assentamento Jaraguá em Água Boa-MT. Agora tive a grata surpresa de achar na internet um artigo do jornal Água Boa News reproduzindo minha máteria junto com outras informações e vídeos desse plantio e de outros agricultores.

“Muitos dos assentados se preocuparam em plantar árvores e optaram pela modalidade agroflorestal, ou seja, aonde vai à rama da mandioca, o pé de melancia ou abóbora poderá colocar uma muda ou semente de árvore e muitos plantaram o pequi. “

Foto de uma plantação de Pequi com 6 anos (Água Boa News).

Veja a matéria e assista aos vídeos aqui.

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com as tags , , , , .

9 respostas a Plantio de Pequi em Água Boa-MT

  1. aleister sobrinho fernandes disse:

    ola boa noite sou estudante de gestao ambiental gostaria ter mais informacao sobre quebra de dormencia do pequi e

    • Decio disse:

      O pequi tem uma dormência química, o inibidor da germinação está na polpa ao redor do fruto. Já vi vários artigos descrevendo a quebra de dormência utilizando ácido giberélico e outras substâncias comumente utilizadas nesses casos. Mas aprendi com os índios do Xingu que deixar a semente secar após consumir a polpa (ou despolpar de outra maneira) é muito eficiente. a semente (ainda envolta com os espinhos) deve estar seca ao ponto desse envoltório começar a rachar sozinha. Depois é só plantar.

  2. Wallancy Dyogo disse:

    gostaria de saber se no estado do Rio Grande do Norte(Natal)
    posso plantar pequi?!
    eu moro perto do Rio pontengi q se encontra com o mar em 2km
    o pequi pode da frutos aqui?

  3. GERALDA LÚCIA XAVIER OLIVEIRA E SILVA disse:

    BOA TARDE! MORO NUMA REGIÃO DE CERRADO.OS PEQUIZEIROS SÃO ALIMENTOS DOS FORNOS DE CARVÃO E TENHO UM SONHO,FAZER MUDAS PARA REFLORESTAR ALGUMAS ÁREAS DA MINHA CIDADE.

  4. Não sei do grau de tua facilidade em fazê-lo, mas que tal começar a educar a população a não viver do carvão, que tanto mal faz à natureza. Certamente que cultivar pequizeiros para industrializar o pequi deverá ser bem interessante.
    Abraços!

  5. Além de editor so site Água Boa News participamos em parceria com O ISA com a instrução dos técnicos entre eles o Osvaldo e Eduardo Malta de recuperação das margens de afluentes od Rio Xingu e plantamos mais de 500 pés de 2003 à 2006 e os mais velhos já estão produzindo estão na florada. Agurde reportagem nos próximos dias.
    Att. Kassu
    Ver mais informações no busca colocando as palavras (pequi, Jaraguá, agrofloresta) no Blog do Kassu http://www.aguaboanews.blogspot.com

  6. José Milton disse:

    Há cinco anos atrás comprei do meu tio 26ha de terra na região de cerrado -(parte central do Maranhão), onde os solos são em geral muito arenoso e ácido, impróprio para certos tipos de lavouras. Nos campos agrícolas que ele usava para plantar, feijão,amendoim, melancia e mandioca, eu comecei a introduzir, consorciado com estas lavouras, o caju precoce e atualmente estou plantando piqui, iniciei com 10 mudas, que comprei de um senhor da cidade de Piquizeiro – TO, e, encantado pelas árvores do pique, comecei a fazer mudas e ao todo eu já tenho 22 pés, isto porque não é fácil fazer as mudas, ou seja, a semente demora muito para nascer. Só pra ter uma ideia, eu enterrei 200 caroços de piqui em dezembro de 2013, e, as primeiras sementes começaram a germinar só agora no inicio de outubro desse mesmo ano, mas estou animado, prova que se plantar, nasce e se regrar ele cresce e certamente produzirá frutos.

  7. Amado Gonçalves dos Santos disse:

    Qual é a melhor maneira de se plantar o pequi?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>