vídeo

Família Ferreira – Sítio São José

O Bom Jeitinho Brasileiro - Canal Futura

Já faz um tempo que o Igor Conde do blog Agroecologia-RJ me mandou o link para o vídeo sobre da família do "seu Zé" Ferreira do programa "O Bom Jeitinho Brasileiro" do Canal Futura.

Reportagem exibida em outubro de 2008, no programa “O Bom Jeitinho Brasileiro”, da TV Futura.

O pernambucano José Ferreira é criador do Projeto Sustentabilidade e Qualidade de Vida na serra da Bocaina, RJ. Pioneiro, projetou e construiu sozinho todo o sítio (residência, moinho, casa de farinha, etc) contando apenas com o apoio da família. São eles também que produzem seus próprios alimentos. O sítio recebe visitas semanais de grupos de turistas interessados em conhecer a experiência de vida da família. Sua meta, agora, é transformar a sua propriedade em uma Escola Prática de Sistemas Agroflorestais.

Sítio São José
Rod. Rio Santos Km 547,5
Rua Sertão do Taquari s/n
Paraty/RJ
http://agroflorestaferreira.blogspot.com

Esta entrada foi publicada em Vídeos e marcada com as tags , , , .

15 respostas a Família Ferreira – Sítio São José

  1. Marcus Vinicius Gurgel Veras disse:

    Eu fiquei muito fascinado com a alegria da família do Seu Zé!… Eles são muito conscientes agroecologicamente falando! São um exemplo para muitos agricultores de que com pouco se ganha muito!.. Se expressam muito bem e são despojados também…Pode crer Seu Zé! Voismissê é o melhor Agrônomo que já vi! Estudo as SAF’s e agora voces fazem parte do meu roteiro se me permitem. Obrigado senhor!..

  2. Irineu Machado disse:

    Óla,

    Confesso que me encontrei ao assistir a matéria “O bom jeitinho brasileiro” acerca da familia Ferreira – sitio São José. Fiquei impressionado com as iniciativas, bravura e determinação do sr.José e sua esposa, desbravadores e visionários em uma mata virgem e um futuro desconhecido, mas certo dos resultados, pois a semente plantada, dá seu fruto no tempo certo. Parabéns!
    Parabéns tambem aos filhos, que aprenderam com os pais, que o fruto da paciência é uma boa colheita; por compartilharem com os pais, os mesmos sonhos e uma educação que se aprende no berço, não em caras escolas!!!

    abraços e obrigado pela lição!
    Irineu Machado

  3. rogerio disse:

    achei muito interessante a história, e como adoro sítios, achei o lugar maravilhoso, me deu muita mais muita vontade de visitar o lugar quem sabe não tenho uma oportunidade de ir lá é uma grande e fascinate história, estam de parabens pois eu morador de Arcoverde pernambuco já ando muito itediado de morar em cidade seje ela qual for tabem parabens a rede futura e a vocês tabem.

  4. Érica Lobato disse:

    Deparei-me com o vídeo da família Ferreira em um passeio despretensioso pelo sítio, e amei! Moro no interior do Mato Grosso, onde trabalhamos – meu marido e eu – com a implantação de SAFs (lá o pessoal chama de Casadão porque planta tudo juntinho) em terras bem maiores que da família, e poucos alcançam tamanha fartura. Sofremos, sim, pela falta de chuva, de um clima bem mais árido, e uma grande distância do mercado consumidor (para além da própria mesa e das escolas) entretanto a união, a vontade e a paciência deve(ria)m estar presentes em todos os lares. Assim que possível faremos uma visita. Um forte abraço à família!

  5. irineu magalhaes disse:

    É um documentario espetacular digno de aparecer em destaque no programa da rede Globo,
    Globo Rural. Esta familia é um grande exemplo para toda a humanidade, eles nos mostram que
    só passa por necessidades quem quer e não tem coragem de enfrentar uma situação
    semelhante. Fica aqui o meu grande abraço e parabens à FAMILIA FERREIRA. Irineu

  6. Lorena Dunn disse:

    Deparei-me com o vídeo da família Ferreira em um passeio despretensioso pelo sítio, e amei! Moro no interior do Mato Grosso, onde trabalhamos – meu marido e eu – com a implantação de SAFs (lá o pessoal chama de Casadão porque planta tudo juntinho) em terras bem maiores que da família, e poucos alcançam tamanha fartura. Sofremos, sim, pela falta de chuva, de um clima bem mais árido, e uma grande distância do mercado consumidor (para além da própria mesa e das escolas) entretanto a união, a vontade e a paciência deve(ria)m estar presentes em todos os lares. Assim que possível faremos uma visita. Um forte abraço à família!

  7. Antonio Assis disse:

    Bom Dia,
    que surpresa maravilhosa ver esse documentario, ser braseleiro ‘e uma graca imensuravel. Estou estudando agrofloresta e permacultura aqui em Londres e meu grande sonho ‘e voltar ao Brasil e tomar parte dessa transformacao que esta acontecendo por ai, obrigado pelo excelente trabalho com um imenso sendo coletivo, valeu !!

  8. Lívia Almeida disse:

    Acabei d assistir o programa no canal Futura e me emocionei com a história da família Ferreira. Fico feliz de saber que ainda existem pessoas que sabem dar valor à oportunidade que têm de viver da maneira que o Criador intencionou para todos nós: cuidando da terra e colhendo seus frutos. Mais ainda, sabem que esse é o melhor modo de vida e não intencionam viver freneticamente na busca por dinheiro e acúmulo de bens materias esquecendo-se da qualidade de vida. Parabéns!

  9. Pingback: Frutas do cerrado em picolés | Agrofloresta.net

  10. Edson Aprigio Pinto Filho disse:

    Gostei muito do blog, morava em São Paulo 40 anos , agora estou aqui no intedrior do Maranhão e quanta saudade me dos interior de SP. pois vim para ca para realizar-me mais não estou completo,

  11. Pingback: VIII Vivência agroflorestal – Paraty/RJ | Agrofloresta.net

  12. Pingback: IX Vivência Agroflorestal – Paraty/RJ | Agrofloresta.net

  13. ghandi de carvalho pinto disse:

    Viver em compartilha com a biologia é possível demais! A pluralidade assusta um mundo mono-demais porém as florestas tropicais nos mostram com tanta força a pluralidade produtiva como este exemplo inconteste e super nobre de alto n[ível de modo de vida dessa família! Parabéns , e divulguemos muito as agroflorestas!!!

  14. Familia Fritz disse:

    Familia Ferreira, hoje estamos revendo o seu vídeo, ficamos muito felizes por vocês, estamos participando neste momento do 2º Curso internacional de Planejamento Sustentável em Iraí-RS, são nossa inspiração para começar agroflorestas. um grande abraço.
    Att: Fernando e familia.
    http://permaculturabr.ning.com/group/2-curso-internacional-de-planejamento-sustentavel.

  15. Lúcio Correia disse:

    Existem certas invejas que são salutares. Não canso de assistir a esse vídeo. Já assisti umas cinco vezes. E toda vez que assisto me transporto para dentro dele. Sinto inveja de também querer poder estar ali no meio da família e me imagino adquirindo um pequeno chão e iniciando as práticas que vejo ali. Conviver bem com a natureza, sem maltrata-la, contribuir para melhorar cada vez mais o meio ambiente. Tirar dele o meio de se suster em alimento e renda . . . Ha uns quatro anos criei um blog (desenvolvimentosustentavelbrasil.blogspot.com) na intenção de falar sobre Permacultura, Agrofloresta, Meio Ambiente . . . Aprendi a postar vídeos ha pouco tempo e imediatamente postei lá o vídeo da Família Ferreira. Fica ai o endereço para quem quiser visitá-lo. Tem também muitas outras coisas interessantes. Abraço a todos os amantes da Mãe Natureza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *